Imagens da Cibercultura: As figurações do ciberespaço e do ciborgue no cinema. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.

Resumo
O objetivo deste trabalho é a análise das imagens da cibercultura, mais especificamente como aparecem nos filmes produzidos nas duas últimas décadas. Nos filmes analisados, o corpo representa tanto algo a ser modificado artificialmente, para a superação dos limites impostos pela natureza, como algo a ser sublimado, a fim de se obter a plenitude da experiência virtual em simulações computadorizadas. Independentemente de quão imaginárias sejam essas construções, elas são necessariamente mediadas pelas mesmas categorias que permitem apreender a realidade como uma construção social e refletem as mudanças da própria mentalidade coletiva frente ao desenvolvimento técnico-científico. Nesse sentido, os ciborgues e o ciberespaço das diegeses fílmicas são produtos do que poderíamos chamar de “cibercultura”, uma resposta positiva da cultura na criação de uma “nova ordem do real” diante de contextos práticos inéditos, decorrentes da disseminação das tecnologias chamadas “cibernéticas” e da vulgarização dos discursos científicos, que desafiam as categorias tradicionais de interpretação da realidade.

Palavras-chave: antropologia visual, cibercultura, cibernética, cinema, corpo.

 

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